sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SAUL - O FIM DE UM HOMEM QUE PERDE A PRESENÇA DE DEUS




SAUL- O FIM DE UM HOMEM QUE PERDE A PRESENÇA DE DEUS.
TEXTO-BÁSICO: 1 SM 28.15; 16.14

PREGADO NA QUARTA-FEIRA 14 DE SETEMBRO DE 2011 CONGª VALE DA BENÇÃO

INTRODUÇÃO

Saul é um retrato trágico do cristão que perde a santa presença de Deus.Se os cristãos levassem a sério a experiência de Saul, ele clamariam ao Senhor como fez Davi: “ Cria em mim, ó Deus, um coração puro...não retires de mim o teu Santo Espírito!(Sl 51.10,11; 1Sm 18.12).

Há 3 evidências terríveis de quem perde a presença de Deus:

1. ESPÍRITO DE MELANCOLIA OU DEPRIMIDO( 1 Sm 16.14;18.12).
O Espírito de Deus retirou-se de Saul por que ele recusou a obedecer á ordem do Senhor( 1Sm 13.14).Não há nada pior que se possa dizer de um filho de Deus do que “ a presença do Senhor se retirou dele”
Então caiu sobre ele um espírito de inveja de ciúmes, ele se tornou inseguro.
O original hebraico diz: “ O espírito de melancolia enviado por Deus sobre Saul, e ele fingiu profetizar dentro de casa...” A palavra é realmente “ Fúria” Saul andava pela casa, furioso, quebrando as coisas num acesso de raiva.Parecia um louco!
No lugar da presença de Deus vem a desesperança, o vazio, e isso causa repetina irritação, acessos de mau humor, ciúmes, inveja e medo.


2. CONFISSÕES FREQUENTES SEM QUE HAJA MUNDAÇA DE CORAÇÃO ( 1 SM 15.24,30;24.17; 26.21).

Saul estava sempre confessando, sempre dizendo: “ Pequei! Sinto muito! Saul arrependeu-se de novo no auteiro de Haquilá depois que Davi entrou sorrateiramente no acampamento enquanto guarda-costas de Saul dormia e furtou a lança de Saul e a botija de água.Então Saul gritou: “ Pequei.Volta, meu filho Davi, não tornarei a fazer-te mal”(1Sm 26.21).Mas o coração de Saul nunca mudou na realidade.

3. A FALTA DA PRESENÇA DE DEUS NA VIDA DE SAUL É MARCADA PELA CONFUSÃO, SEM ORIENTAÇÃO, SEM NENHUMA PALAVRA DA PARTE DE DEUS( 1 Sm 28:5-20).

. Uma das mais tristes passagens da Bíblia relata como Saul buscou conselho da feiticeira de En-Dor porque Deus se havia recusado a responder-lhe (veja 1 Samuel 28:5-20). Ouça as palavras tenebrosas de Saul: "Deus se tem desviado de mim, e já não me responde" (v. 15). Este é o triste sinal do cristão que perdeu a presença de Deus. Ele caminha em confusão e aflição, andando daqui para lá rogando uma palavra da parte de Deus, até mesmo consultando horóscopos e astrólogos, qualquer coisa ou qualquer pessoa que alegue ser profética.


Diac Janailson Sales Araújo
Lago da Pedra – MA

BIBLIOGRAFIA: DAVID, WILKERSON. EXORTA A IGREJA – Um chamado á obediência e á humildade ( VIDA).

7 comentários:

  1. Eu me sinto assim, mas quero buscar o perdão de Deus. Acabou pra mim? Não há mais esperança para mim, ou ainda posso clamar a Deus e Ele me ouvir? Por favor, me responda. Estou aflita, desesperada. Clamo a Deus por perdão todos os dias, mas não sinto nada além de um vazio destruidor na minha alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. graças a Jesus vc tem o perdão!
      Porventura, foi em vão a morte de Jesus na cruz? Acha mesmo que Deus vai rejeitar a morte de seu amado Filho? Ele morreu para Deus nos perdoar. Fique tranquila! Leia Isaías 43, vc vai se sentir melhor!

      Excluir
    2. ainda quero os vossos pegados sejam como escarlate eles se tornaram brancos como a neve ainda que sejame vermelho como carmesim se tornaram como a branca lano. clama a ele e de perdoará. Carlos Barreto

      Excluir
  2. Eu me sinto assim, mas quero buscar o perdão de Deus. Acabou pra mim? Não há mais esperança para mim, ou ainda posso clamar a Deus e Ele me ouvir? Por favor, me responda. Estou aflita, desesperada. Clamo a Deus por perdão todos os dias, mas não sinto nada além de um vazio destruidor na minha alma.

    ResponderExcluir
  3. Porque há esperança para a árvore Q se for cortada volte a brotar.

    ResponderExcluir
  4. Sandroecarla vivemos no tempo da graça , pode ter certeza ,que quando você se arrependeu e pediu perdão do que vc fez , Deus te perdoou . Não precisa ficar pedindo perdão todos os dias , isso é o diabo que fica alimentado e condenando sua mente . O que vc precisa fazer é renovar a sua mente atravez de louvores e meditação da palavra e oração . Não aceita mais essa acusação .começe a agir pela fé ,por mais que as circunstância dizem ao contrário . Porque a fé é a certeza é a convicção de que vai acontecer vai se realizar . Tenha uma vida declarando que vc e próspera ,que vc é amada , que a alegria do Senhor é a tua força , que vc tem paz na sua casa ,na sua vida , Traga a existência aquilo que não se vê é não se sinta ,declarando sempre o melhor de Deus . Pois Deus é amor e ele não faz acepção de pessoas . Sempre tem um recomeço . Declare que maior é o que habita dentro de vc . Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor pra tds, Eu quero dizer tbm q eu pequei muito, Errei muito, as vezes pela minha própria vontade Pequei contra o Senhor, E agr sinto um vazio tbm dentro de mim, mais Eu ñ sei oq vou fazer, tbm estou com medo de sair dos caminhos do Senhor.

    ResponderExcluir