sábado, 24 de setembro de 2011

CONHECENDO A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO.....




A DOUTRINA ESPÍRITO SANTO

REFERÊNCIA: ATOS 1.8

AULA BÍBLICA MINISTRADA NO DEPARTAMENTO DO DISCIPULADO DIA 18 DE SETEMBRO DE 2011
INTRODUÇÃO
A doutrina sobre o Espírito Santo é um dos pilares do verdadeiro cristianismo.Na teologia, essa doutrina é chamada de pneumatologia ou paracletologia, por ser a disciplina cujo objetivo é o estudo sistématico do Espírito Santo, seus dons, seu ministério e sua origem.
O Espírito Santo é mencionado no Velho Testamento 86 vezes; no Novo Testamento 281 vezes, e só no livro de Atos, 57 vezes.

I. QUEM É ESPÍRITO SANTO ?

O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele aparece pela primeira vez nas Escrituras em Gênesis 1.2, e daí em diante sua presença é proemi-nente em ambos os Testamentos. O vocábulo que dá sentido ao seu nome é o grego pneuma, vindo da raiz hebraica ruach.
O termo “ espírito”, tanto no hebraico, rûah, como no grego, pneuma,denota primariamente “ vento”, “ respiração” e, especialmente, “ espírito” que, assim como vento, é invisível, material e poderoso.Mas a palavra rûah e pneuma podem referir-se também ao espírito humano, aos anjos e a Deus.Quando se refere a Deus, tanto “ ruach como “ pneuma” tem conotação especial, porque Ele é o “ Espírito Eterno”(Hb 9.14).

I. AS EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DA DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO.

O Espírito Santo possui atributos divinos:

 ETERNIDADE – Ele é eterno ( Hb 9.14).
 ONIPRESENÇA –Ele está presente em todo lugar (Sl 139.7-10).
 ONIPOTÊNCIA – Ele tem pleno poder sobre todos as coisas(Sl 104.30; Lc 1.35).
 ONISCIÊNCIA – Ele conhece tudo ( 1Co 2.10,11).

Incontestavelmente, o Espírito Santo é Deus!!!

II. AS EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DA PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO.

O téologo Antonio Giberto define personalidade: “ É o conjunto de atributos de várias categorias que caracterizam uma pessoa..”
O colunista de uma conceituada revista apologética, apresentou em seu artigo sobre o Espírito - 3 atributos que revelam uma personalidade: o intelecto, a vontade e o sentimento.

Na primorosa obra Veradades Pentecostais do mestre Antonio Gilberto assevera que: “ No Espírito Santo vemos essa triplicidade de atributos da personalidade, a saber:
• INTELECTO –“ ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus” ( 1 Co 2.11).
• VONTADE –“[ O Espírito] repartindo particularmente a cada um como quer”( 1Co 12.11)= “ a intenção do Espírito”( Rm 8.27).

• SENSIBILIDADE –“ E não intristeçais o Espírito Santo de Deus”(Ef 4.30).

1. ATIVIDADES DOS ESPÍRITO SANTO QUE EVIDÊNCIA SUA DIVINDADE:

 O Espírito revela ( 2 Pe 1.21).
 O Espírito ensina ( Jo 14.26).
 O Espírito testemunha ( Gl 4.6).
 O Espírito intercede( Rm 8.26).
 O Espírito fala ( Ap 2.7).


2. AS 3 DIMENSÕES DA OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO HOMEM( Jo 16.8-10).
a. Na esfera da MENTE – O Espírito opera no intelecto humano.
b. Na esfera do SENTIMENTO – O Espírito procura sensibilizar o pecador.
c. Na esfera da VONTADE – O Espírito Santo desperta o desejo da decisão por Cristo.


III. A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO EM SEUS PRONOMES.

Além dos nomes e títulos conferidos ao Espírito Santo são também usados pronomes pessoais, para que a imagi¬nação humana possa concebê-lo como realmente é.
Os escritores do Antigo e do Novo Testamento e mi¬lhões de outras testemunhas afirmam a existência real do Espírito Santo, como sendo de fato uma Pessoa.
É impossível que milhões de pessoas tenham combi¬nado mentir por uma extensão de séculos. Todas elas, desde os mais remotos tempos, têm afirmado a mesma coisa: o Espírito Santo existe, e é uma Pessoa real. Com efeito, fosse Ele uma simples influência, sopro ou vento, os milhões de depoimentos se teriam desfeito em contra¬dições.

Ele é, como já vimos, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Em toda a extensão do Novo Testamento, que marca exatamente a era do Espírito em sua plenitude, faz-se alusão a Ele em termos coloquiais, como "esse" (e não isso) e "aquele" (e não aquilo).

Os pronomes e apelativos são largamente usados para descrever sua existência e personalidade:
EU - "E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito Santo: Eis que três varões te buscam. Levanta-te pois, e desce, e vai com ele, não duvidando; porque eu os enviei" (At 10.19,20).

ELE - "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo" (Jo 16.8).

AQUELE - "Mas aquele Consolador, o Espírito San¬to, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (Jo 14.26).

OUTRO - "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre" (Jo 14.16).

ESSE - "O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas" (Jo 14.26).


DIAC. JANAILSON SALES ARAÚJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário